segunda-feira, 8 de julho de 2013

Resenha: 'The Spectacular Now', de Tim Tharp

 
(Goodreads/Knopf Books for Young Readers)

Já sabemos que o gênero literário jovens adultos representa uma fatia muito, muito lucrativa no mercado da literatura. Sabemos também que, apesar do nome do gênero, seus leitores não pertencem necessariamente à faixa etária a qual ele é destinado. Não é incomum ver adultos lendo no metrô títulos como Jogos Vorazes.

Já disse aqui que best-sellers não são sinônimo de literatura de boa ou má qualidade. Sou apaixonado por Harry Potter e seus vários níveis em riqueza de construção. Fiquei impressionado com a dureza e o magnetismo de Jogos Vorazes. E penso que um livro sem sal como Lua Nova, da saga Crepúsculo, tem serventia apenas para ser peso de porta, no máximo.

The Spectacular Now (2008, Knopf Books for Young Readers), de Tim Tharp, pertence ao rol de casos em que o alcance de conteúdo supera qualquer cifra gerada por uma febre literária. Nos dias de hoje, ter esse pedigree é essencial para sobreviver ao constante jorro de lançamentos. E para sobreviver nas mentes e nos corações dos leitores também.

Tharp respeita o que parece ser difícil de vários outros autores do gênero respeitarem: as diversas camadas que formam a personalidade de um adolescente. Seus personagens têm uma vida psicológica iluminada, são multidimensionais. Os dilemas enfrentados por eles, as dúvidas sobre o futuro e até suas decisões no presente – por vezes desconcertantes – são tão concretas quanto as de um adulto. Esse embasamento na realidade é um dos sabores mais marcantes de The Spectacular Now. Transcender uma suposta necessidade de agradar aos leitores pode ser uma ótima saída.

Na trama, Sutter Keely é o garoto popular da escola que, depois de ser dispensado pela namorada, se encontra apaixonado por Aimee Finecky, uma garota introvertida que adora ficção científica. O inusitado relacionamento que ambos passam a compartilhar os faz rever, duramente, seus papéis na vida de outras pessoas e na deles mesmos.

O êxito do autor se encontra em ter como narrador seu protagonista. A união do pensamento de Sutter – o modo como sua mente processa os acontecimentos, as conclusões a que ele chega – e do muito bem lapidado texto do autor resulta em um romance inesperadamente incisivo. E de forte identidade também. Não é sempre que vemos um livro jovem adulto ter protagonistas vivendo à sombra dos erros de seus pais, apressados para construir suas próprias vidas e se desviar de qualquer imprevisto.

O namoro que mais tarde desabrocha entre Sutter e Aimee, a ligação do rapaz com o álcool e os obstáculos que problemas familiares podem ser no processo de amadurecimento são algumas das partes que constroem as unidades que são os personagens. Ao concluir a leitura do livro, fica perceptível a unidade que é ele próprio dentro do extenso catálogo de livros jovens adultos.

(Conheça mais sobre o autor em sua página no Goodreads.)

O filme

(Divulgação: A24 Films)

A adaptação de The Spectacular Now para o cinema aconteceu da melhor forma que podia: através da produção independente. Dirigido pelo promissor James Ponsoldt (Smashed) e escrito pela dupla Scott Neustadter e Michael H. Weber ((500) Dias com Ela), o filme foi a sensação do Festival de Sundance deste ano. A competente e também promissora dupla de protagonistas, Miles Teller e Shailene Woodley, dividiu o prêmio especial do júri pela sua atuação. O elenco ainda é reforçado por gente como Jennifer Jason Leigh, Mary Elizabeth Winstead e Kyle Chandler. Agendado para estrear nos Estados Unidos dia 2 de agosto, a versão cinematográfica do romance de Tim Tharp parece ter sido realizada por mãos eficientes. Agora resta saber se a estreia do filme no Brasil, ainda não agendada, vai conseguir trazer o livro para cá também.

Veja o trailer:

6 comentários:

claudia caroline disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Suckblog disse...

Onde encontro o livro em ingles pra ler?

Priscila M. disse...

assisti ao filme ontem e adorei, agora estou super curiosa para ler o livro! :)

Caio Delcolli disse...

Suckblog, comprei o livro pelo site Book Depository. Ele é do Reino Unido.

Priscila, assisti ao filme alguns dias atrás e gostei, achei bem adaptado. Bem fiel ao livro. A atuação da Shailene Woodley como Aimee está muito boa.

Anônimo disse...

esse livro é dificil de se ler em ingles?
queria mt ler mias livros em ingles... eu ja li uns dois, mas não eram assim sabe,eram aqueles livros dos cursos de ingles... eu queria mt ler esse livro mais não sei se vai ser uma boa... eu tenho uma boa gramatica se acha q dá pra ler?

Caio Delcolli disse...

Oi, Raquel. Acho que dá, sim, para ler tranquilo.

Desculpe a demora para responder.

Abs.