domingo, 26 de julho de 2015

Resenha: 'Do que É Feita uma Garota', de Caitlin Moran


No início dos anos 1990, a banda Blur lançava seu primeiro disco, Leisure. Milhões de britânicos estavam desempregados em decorrência de medidas econômicas tomadas pela então premiê Margaret Thatcher. Manifestações contra a líder chacoalhavam o Reino Unido. É deste contexto que brota a história do romance Do que É Feita uma Garota, o primeiro da jornalista inglesa Caitlin Moran.

O livro conta a jornada de Johanna, adolescente de 14 anos do proletariado que vive em Wolverhampton, cidade praticamente ao léu após milhares de demissões em sua indústria. A garota passa por um vexame daqueles na tevê local e decide mudar radicalmente sua persona. De alguém gorda, pobretona e tagarela que só pensa em se masturbar e mora no meio do nada, ela quer ser uma renomada jornalista musical de visual gótico em Londres. A seu favor, Johanna tem astúcia. Ela inventa um pseudônimo, abandona a escola e tem a boa intenção de ajudar financeiramente sua numerosa família, que vive às custas de pensões do governo. Mas, claramente, o plano de Johanna tem uma falha: não há como assumir uma vida de adulto quando você ainda não é um.

Caitlin Moran: a própria escritora adaptará para o cinema seu novo livro (Foto: Reprodução)

Aos trancos e barrancos, a protagonista sente o sabor amargo de experiências talvez inapropriadas para alguém tão jovem. Em meio às referências pop – bandas da época, como My Bloody Valentine, Babes in Toyland e Teenage Fanclub, são citadas aos montes –, com senso de humor grosseiro e tom feminista, Moran conduz a história com habilidade: ela encadeia a sequência de acontecimentos em uma narrativa ágil.

Do que É Feita uma Garota não quer ter a grandeza de um clássico literário, mas é do tipo de romance que consegue deixar o leitor com vontade de ir ao próximo lançamento da autora – o que já é um feito e tanto.

PONTO POSITIVO Moran vai arrancar boas risadas de você...
PONTO NEGATIVO ... mas usa muitos traços e ponto e vírgula, o que aumenta frases e parágrafos mais do que necessário.

DO QUE É FEITA UMA GAROTA
Autora: Caitlin Moran
Título original: How to Build a Girl
Tradução: Caroline Chang
Páginas: 392
Preço: R$ 44,90

Nenhum comentário: